Wonka serve em grande parte como um prelúdio do clássico livro infantil de Roald Dahl, Charlie e a Fábrica de Chocolate, cobrindo os primeiros dias do fabricante de doces mágico Willy Wonka estabelecendo seu negócio.
Mais especificamente, é uma homenagem ao filme Willy Wonka e a Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971, com o personagem principal sendo essencialmente uma versão jovem da amada versão de Gene Wilder do personagem.
Isso implica não apenas uma personalidade e aparência semelhantes (embora um pouco mais gentis), mas também toques como um Oompa Loompa de pele laranja e cabelo verde. Apesar do status do filme como uma história original, Wonka se esforça muito para estabelecer uma atmosfera ao estilo Dahl, fazendo com que pareça obra do autor. Ajuda o filme a ter sucesso por seus próprios méritos, sem diminuir ou se distanciar de seus amados antecessores.
A tendência também abrange seus vilões: adultos presunçosos e mesquinhos que se sentiriam em casa com os fazendeiros de O Fantástico Sr. Raposa ou as horríveis Tia Esponja e Tia Spiker de James e o Pêssego Gigante. Os principais entre eles são a Sra. Scrubitt e o Sr. Bleacher, que obrigam os residentes de sua pensão a trabalhar na lavanderia do porão.
Uma sequência no meio dos créditos estabelece uma conexão visual entre eles e os sinistros protagonistas de outro livro infantil de Dahl, The Twits, que está programado para ganhar uma adaptação em formato de animação na Netflix em 2025. Isso faz de Wonka um prelúdio viável para esse livro, assim como para Charlie e a Fábrica de Chocolate e, embora o encaixe não seja perfeito, é próximo o suficiente para conectar as duas histórias com apenas um pouco de esforço.
Wonka evoca Dahl com seus vilões
Wonka conta a história de como Willy Wonka criou sua fábrica de magia: chegando a uma cidade sem nome, no estilo de um conto de fadas, após sete anos viajando pelo mundo como cozinheiro de um navio. Com poucos fundos, ele aluga um quarto na pensão de Scrubitt e Bleacher, apenas para ficar preso em dívidas depois de não ler as letras miúdas.
Eles o trancam no porão com outros cinco internos, que trabalham dia e noite em sua lavanderia até pagarem sua dívida manufaturada. Scrubitt e Bleacher são um dos principais obstáculos de Wonka, que também trabalham para o “Cartel dos Doces” que querem impedi-lo de vender chocolate. Ele desenvolve um esquema engenhoso para escapar de suas garras e perseguir seu sonho.
No final, eles são presos por sabotar a loja de Wonka e consumir alguns de seus ingredientes mágicos na tentativa de se livrar das evidências. Isso faz com que seus rostos mudem de cor e os cabelos fiquem longos e desgrenhados. O próprio Cartel de Doces vem dos livros de Dahl, como outros fabricantes de chocolate com inveja de suas habilidades mágicas e ansiosos para detê-lo por qualquer meio necessário.
Wonka explica as origens de sua rivalidade, com o personagem-título retratado como uma pequena alma com grandes ideias que ameaçam os poderes constituídos. Scrubitt e Bleacher são seus cúmplices voluntários, felizes em fazer o trabalho sujo e chegando ao ponto de manter a sobrinha do líder, Sr. Slugworth, em seu porão para sempre. Embora não venham de Dahl, certamente se enquadram no perfil de muitos de seus vilões.
O autor tinha um talento especial para apresentar adultos verdadeiramente horríveis para atrapalhar seus jovens heróis. Muitas vezes eram alegremente maus, divertindo-se em ser desagradáveis e intimidando as crianças quietas sob seus cuidados. Scrubitt e Bleacher se encaixam perfeitamente em sua empresa como parte dos esforços amplamente bem-sucedidos de Wonka para manter intactas as melhores partes do espírito de Dahl. O filme também trabalha para corrigir alguns dos elementos mais problemáticos do autor, notadamente com o elenco cego para a raça e uma nova visão dos Oompa Loompas.
The Twits é um clássico de Dahl da era tardia
The Twits é especialmente notável porque os adultos horríveis são os personagens principais, e não os antagonistas. Surgiu relativamente tarde na carreira do autor, publicado pela primeira vez em 1980, bem depois de sua ascensão à fama. O casal titular é formado por ex-artistas de circo, que mantêm prisioneira uma família de macacos chamados Muggle-Wumps na esperança de construir um número em torno deles.
Eles fazem piadas cruéis uns com os outros e usam cola para pegar pássaros que eles assam em uma torta. Os animais conspiram para escapar da prisão e os Twits acabam com a cabeça colada no chão, desaparecendo lentamente sob o peso até não serem mais vistos.
O texto refere-se a ele como “The Dreaded Shrinks” e se desenrola de maneira semelhante à destruição da Bruxa Má do Oeste em O Mágico de Oz. Embora os Muggle-Wumps tenham a simpatia dos leitores, são os próprios Sr. e Sra. Peste que ocupam a maior parte da obra.
Apesar de sua parceria conjugal, eles se detestam ativamente e cada um adora pregar peças cruéis e elaboradas um ao outro. O mais revelador é que Dahl os define de maneira muito proposital por sua aparência horrível, especialmente a barba longa e desgrenhada do Sr. Peste e o cabelo igualmente despenteado da Sra. Peste. O autor supostamente detestava barbas nos homens e inicialmente concebeu o livro como uma forma de expressar seu desgosto por sua aparência desleixada.
A primeira impressão do livro vem com ilustrações do artista Quentin Black, que colaborou em vários trabalhos de Dahl – incluindo Charlie e a Fábrica de Chocolate – que realçam esses detalhes. A nova série da Netflix também enfatiza isso. As primeiras fotos promocionais mostram a Sra. Peste ostentando uma alta mecha de cabelo azul na cabeça e o rosto do Sr. Peste é cercado por um halo de barba suja incrustada de lêndeas e migalhas.
Wonka é um prelúdio de The Twits?
Wonka não faz referência direta aos Twits, e Scrubitt e Bleacher não são uma correspondência exata deles. Apesar de todas as suas qualidades horríveis, eles parecem se amar genuinamente.
Dito isto, a sua aparição no filme corresponde a uma série de detalhes que constituem uma semelhança mais do que passageira com o Sr. Como aquele casal, eles ganham dinheiro mantendo personagens inocentes como reféns. Mais especificamente, a sabotagem dos chocolates de Wonka envolve a aplicação de “suor de Yeti”, que faz com que seus clientes deixem cabelos longos e espessos.
Na cena do meio dos créditos, eles bebem o suor em um esforço para se livrar dele, apenas para descobrir que seus cabelos ficam longos e desgrenhados quando a polícia arromba a porta. O Sr. Bleacher também ostenta pontos no rosto, que combinam com as lêndeas e migalhas na barba do Sr. O status do filme como prequela deixa dúvidas sobre o rumo que os dois seguirão a partir daí.
Os telespectadores já sabem como o próprio Wonka se sai, assim como o Cartel de Doces, que inicia os acontecimentos de Charlie e a Fábrica de Chocolate como frustrados também correm para seu império de doces. Todos os amigos de Wonka no porão também têm suas tramas costuradas, com seus vários finais felizes mostrados na mesma cena no meio dos créditos que revela a prisão de Scrubitt e Bleacher.
Obviamente, os dois estão indo para a prisão, e pode muito bem ser aí que a história deles termina. Mas não é um grande salto sugerir que eles se juntaram a um circo depois de serem libertados (ou escaparem), especialmente com seus rostos agora verdes e azuis, o que poderia facilmente levá-los aos eventos de The Twits. Poderia até justificar uma mudança de nome, já que “Scrubit e Bleacher” são agora criminosos condenados e possivelmente em fuga. Também poderia justificar a lenta coagulação do amor um pelo outro, que Wonka mostra como algo tingido de disfunção, mesmo nas melhores circunstâncias.
A evidência é circunstancial, mas razoavelmente forte. Os criadores de Wonka claramente tinham The Twits em mente para a sequência de créditos intermediários e, se foi apenas uma homenagem sutil, ainda está de acordo com a evocação de Dahl e suas obras no filme. Se eles se inspiraram em The Twits para seus dois personagens originais, é justo que eles inclinem o chapéu de tal maneira, o que poderia facilmente tornar o filme uma prequela de duas histórias do autor, em vez de apenas uma.
O filme da Netflix claramente se passa em um universo diferente, com estilo e sensibilidades próprios. Mas quando chegar, os fãs poderão facilmente executá-lo com Wonka como uma conta dupla. Com o menor empurrão, Scrubitt e Bleacher poderiam ser vistos como encarnações anteriores dos próximos personagens, transformando tudo em um “verso Dahl” compartilhado com muito pouco esforço.
Wonka agora está em exibição nos cinemas.
Confira também: Superman: Data de início da produção é revelada por James Gunn
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.