Premiado filme brasileiro, Saudade Fez Morada Aqui Dentro acaba de chegar na Netflix. Saiba detalhes

Longa nacional foi um dos mais premiados dos últimos tempos.

O filme Saudade Fez Morada Aqui Dentro, segundo longa-metragem do cineasta baiano Haroldo Borges, tem atraído a atenção de críticos e público e fez bonito nos festivais de cinema. Estreando oficialmente nos cinemas em 19 de setembro, a produção, que narra a história de um jovem sertanejo que enfrenta a perda gradual da visão, já foi amplamente premiada e acaba de chegar no catálogo da Netflix como um dos filmes nacionais de maior destaque na plataforma.

Saudade Fez Morada Aqui Dentro é o novo filme nacional que está no catálogo da Netflix

Em novembro de 2021, o filme surpreendeu ao vencer o prêmio máximo do Festival de Mar del Plata, na Argentina, levando o troféu “Astor”, dedicado ao lendário bandoneonista Astor Piazzolla. Este feito foi um marco: há quase cinco décadas, nenhum filme brasileiro conquistava essa honraria, desde Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, em 1969. Haroldo Borges celebra com humor: “Somos o único filme brasileiro e internacional a vencer o ‘Piazzolão de ouro’ em dose dupla — pelo júri oficial e pelo júri popular.”

A trajetória de Saudade Fez Morada Aqui Dentro em festivais nacionais e internacionais o credenciou para entrar na pré-lista dos filmes brasileiros no Oscar de 2025, porém acabou perdendo para Ainda Estou Aqui, outro premiadíssimo longa dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello.

História comovente de Saudade Fez Morada Aqui Dentro no sertão baiano

Saudade Fez Morada Aqui Dentro acompanha a vida de Bruno, um garoto de 15 anos que mora na cidadezinha de Poço de Fora, no sertão da Bahia. O adolescente enfrenta a perda irreversível da visão, diagnosticada por uma médica da cidade grande, e, com isso, precisa aprender a ver o mundo de outras maneiras. Com o apoio da mãe, Wilma, interpretada pela atriz circense Wilma Macedo, e do irmão caçula, Rony, vivido por Ronnaldy Gomes, Bruno navega os desafios da adolescência enquanto se adapta à nova realidade imposta pela doença.

- publicidade -

Na cena mais marcante do filme, Bruno é deixado sozinho em uma pedreira, sem o bastão que o auxilia, e precisa encontrar o caminho guiado apenas pelos sons, incluindo o balido das cabras, que cria um ambiente de tensão e perigo. Essa sequência destaca a abordagem sensorial da narrativa, que utiliza elementos naturais do sertão baiano para expressar a jornada de adaptação e descoberta do protagonista.

Elenco e produção de Saudade Fez Morada Aqui Dentro

A escolha do elenco reflete o compromisso de Haroldo Borges com a autenticidade: os atores principais foram recrutados em escolas públicas de Salvador e preparados por Fátima Toledo, renomada preparadora de elenco de produções como Pixote, a Lei do Mais Fraco. Para Borges, que já trabalhou com Fátima em seu longa de estreia, Filho de Boi, a parceria é essencial na construção de personagens reais e conectados com o ambiente.

Wilma Macedo, além de atriz, se identifica como “circense” e participou do documentário Jonas e o Circo sem Lona, fotografado e produzido por Borges. Ela destaca que seu orgulho em ser artista de circo é tão importante quanto o reconhecimento como atriz. Essa mistura de talentos e experiências traz uma autenticidade rara ao filme.

Com uma trama extremamente nacional e elenco jovem, Saudade Fez Morada Aqui Dentro reafirma o talento de Haroldo Borges e a força do cinema nacional no cenário internacional, além de abrir novas portas para o reconhecimento da riqueza cultural do sertão baiano.

- publicidade -

Veja o trailer abaixo:

Confira também: O Gostou de Corte no Tempo? Conheça 10 filmes semelhantes na Netflix

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter,instagram e também no Google News.

Postagens relacionadas
Felipe Hoffmann
Felipe Hoffmann
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFES, possui especialização em Marketing Digital pela Universidade de Chicago e há 8 anos é colunista de cinema da Radio Band News FM ES e TV Capixaba.
Mais lidos
- publicidade -