Há algum tempo, a adaptação do renomado romance mexicano de Juan Rulfo, Pedro Páramo, foi anunciada pela Netflix na campanha Que México se vea, algo semelhante ao Tudum aqui no Brasil. O forte investimento do gigante do streaming em conteúdo nacional tem sido evidente. No entanto, muitos de nós estamos ansiosos por saber mais sobre uma das adaptações mais aguardadas no México nesta “era do streaming“, que apresenta mais uma história sobre o místico povoado de Comala.
Essa não é a primeira adaptação de Pedro Páramo para o cinema. Sua estreia nas telonas mexicanas aconteceu em 1967, dirigida por Carlos Velo e estrelada pelo ator mexicano Ignacio López Tarso, gerou críticas um tanto amargas da imprensa especializada e dos próprios realizadores. Já a versão de 1977, de José Bolaños, conquistou três prêmios Ariel. Assim, considerando a complexidade de uma obra tão completa do realismo mágico de Juan Rulfo, as expectativas agora estão voltadas para a Netflix para ver como lidará com essa nova e tão esperada versão.
Estreia de Pedro Páramo na Netflix
O filme foi lançado na plataforma de streaming 6 de novembro de2024. Sua estreia oficial ocorreu no Festival de Cinema de Toronto, em 5 de setembro e posteriormente, foi exibido no Festival de Cinema de Morelia 2024, com a presença do elenco.
Antes do lançamento no streaming, o filme foi exibido no Cine Tonalá, na Cidade do México, de 25 a 29 de outubro, sendo extremamente bem recebido.
Elenco de Pedro Páramo
Confira a lista do elenco do filme e seus respectivos personagens:
- Manuel García Rulfo: Pedro Páramo
- Tenoch Huerta: Juan Preciado
- Ilse Salas: Susana San Juan
- Dolores Heredia: Eduviges Dyada
- Noé Hernández: Abundio Martínez
- Giovanna Zacarías: Dorotea
- Gabriela Nuñez: María Dyada
- Ari Brickman: Bartolome San Juan
- Roberto Sosa: Padre Rentería
- Santiago Colores: Miguel Páramo
- Héctor Kotsifakis: Fulgor Sedano
Sobre o que trata o romance Pedro Páramo?
Para os mexicanos, é inegável não estar familiarizado com o romance de 1955. Essa não é apenas uma leitura obrigatória nas escolas por lá, mas também uma das obras que marcaram a literatura local que foi, em grande medida, uma das precursoras do boom latino-americano, explorando o realismo mágico.
A obra de Juan Rulfo narra a jornada do protagonista, Juan Preciado, em busca de seu pai, Pedro Páramo, em um povoado mexicano chamado Comala. Nesse lugar misterioso e deserto, o jovem descobre que todos os habitantes se chamam Páramo, muitos são seus irmãos e que seu pai está morto. Em um território mágico, a história do povo fantasma de Comala se reconstrói através das experiências de Juan Preciado.
Esta terceira adaptação, roteirizada por Mateo Gil, foi filmada quase inteiramente no estado de San Luis Potosí, México, em locais como as fazendas Bledos e Carranco, que deram forma a grande parte de Comala.
O cineasta mexicano Rodrigo Prieto, três vezes indicado ao Oscar, é responsável pela direção do longa, também conhecido por sua brilhante fotografia em filmes como Brokeback Mountain, Silence e The Irishman. Além desses trabalhos, Prieto já colaborou em produções como 8 Mile, 21 Gramas, Babel, Biutiful de Alejandro González Iñárritu, Argo de Ben Affleck, O Lobo de Wall Street, Silence e Assassinos da Lua das Flores de Martin Scorsese, e mais recentemente em Barbie de Greta Gerwig. Com Pedro Páramo, Prieto faz sua estreia como diretor de cinema.
Veja o trailer abaixo:
Confira também: Ambientada na China Medieval, conheça a história de Kill Me Love Me, novo sucesso da Netflix
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.