Em KAOS, Zeus (Jeff Goldblum) é uma combinação igual de egomaníaco e paranoico — uma mistura explosiva que representa perigo para os mortais sobre os quais ele pretende afirmar sua dominação.
Não se deixe enganar pelo sorriso charmoso e pelas roupas de lazer elegantes — apenas um vislumbre do teaser de KAOS já sugere o “rei dos malditos deuses” (palavras dele) poderoso, mas inseguro. Esse complexo conjunto de traços foi o que atraiu Goldblum para o papel. Ele disse à Netflix: “Nosso Zeus tem os três C’s — complicado, carismático e cruel. Assim como várias outras letras.”
O criador de KAOS, Charlie Covell, é “apaixonado por mitos gregos” desde a infância. Eles disseram à Netflix que a série surgiu a partir desta ideia: “E se o rei dos deuses estivesse passando por uma crise de meia-idade? Como isso seria?”
Essa reflexão nos trouxe aqui, a um Zeus cheio de estilo que vive luxuosamente no Monte Olimpo e exige a devoção dos humanos que supervisiona. A história contada em KAOS tem vários outros personagens importantes, então antes de mergulhar no drama cômico e sombrio, conheça o elenco, os personagens e seus lugares na mitologia grega.
Quem é quem no elenco de KAOS na Netflix?
Jeff Goldblum como Zeus
Zeus, rei dos deuses e um megalomaníaco de moletom, fica angustiado quando encontra uma nova ruga na testa, convencido de que é evidência de uma antiga profecia prestes a se concretizar: que ele e sua família de deuses olímpicos vão cair do poder.
Enquanto Zeus tenta fortalecer seu regime, ele faz inimigos perigosos e ignora conselhos bem-intencionados, tomando ações que ameaçam a sobrevivência da própria humanidade.
Janet McTeer como Hera
Hera é a rainha dos deuses e é casada com Zeus… que também é seu irmão. (O panteão grego antigo era uma verdadeira questão de família.) À medida que Zeus se torna mais descontrolado, Hera se vê em perigo real — sem mencionar que ela guarda um segredo explosivo que pode ameaçar sua própria existência se Zeus descobri-lo.
McTeer foi atraída por Hera porque ela é uma personagem “complicada, maldosa e horrível”, disse ela à Netflix. “Ela realmente ama o marido, ama o poder e todas as coisas decadentes. Ela é uma pessoa complicada, em vez de apenas malvada. Ela nem é um estereótipo. Ela nem é um arquétipo, porque ela é uma deusa. Isso torna tudo interessante.”
David Thewlis como Hades
Hades é o deus da morte e o irmão do meio de Zeus. Ele trabalha mais que qualquer outra pessoa — sem pausas quando você cuida do Submundo — e é o único membro da família que leva a profecia de Zeus a sério. No entanto, suas tentativas de ajudar fracassam espetacularmente.
Rakie Ayola como Perséfone
Perséfone é a rainha do Submundo e esposa de Hades. Ela passou grande parte de sua vida desmentindo boatos — propagados ao longo de milênios de arte clássica, renascentista e moderna — de que foi capturada por ele e transformada em uma noiva criança. Perséfone adora Hades e se casou com ele de bom grado. É a família dele que ela não suporta.
Cliff Curtis como Poseidon
Poseidon é o deus do mar e o irmão mais novo de Zeus. Desfrutando de sua vida tranquila em um iate perto de Creta, Poseidon é mais um hedonista relaxado do que um arauto da desgraça — mais sunga do que lança. Mas a paranoia de Zeus muda isso, ameaçando o tecido da família e colocando Poseidon e alguém que ele ama em perigo.
Stephen Dillane como Prometeu
Prometeu é o amigo mais antigo de Zeus. Ele também é a pessoa que Zeus mantém acorrentada a um penhasco, com o fígado sendo dilacerado todos os dias por uma águia, como punição por roubar o fogo dos deuses e compartilhá-lo com a humanidade.
Segundo Covell, a rivalidade entre Zeus e Prometeu é “a espinha dorsal da série” — uma personificação do conflito entre as elites e as massas, entre o poder divino e o livre arbítrio. Limitado por grilhões físicos, há pouco que Prometeu possa fazer para ajudar no complô contra seu carcereiro, mas ele faz parte de um plano antigo, muito maior, para derrubar Zeus e os deuses. Ele só espera que finalmente funcione.
Aurora Perrineau como Riddy
Riddy não tem ideia de sua importância cósmica — ela mal se sente significativa em sua própria vida. Ela é esposa de Orfeu, um músico mundialmente famoso, então sua vida luxuosa parece invejável por fora, mas Riddy está profundamente infeliz e sabe que precisa fazer uma mudança. E, como o destino quis, um encontro casual em um supermercado oferece exatamente isso.
Na maioria das recontagens da mitologia grega, “Riddy” é conhecida como Eurídice. Ela é uma figura lendária, mas em grande parte passiva, o que intrigou Perrineau a explorar. “Riddy realmente não fala muito por si mesma. Ela é um pouco mais interna com seus pensamentos e sentimentos e não tem um canal de saída. Acho que ela nem sabe como se expressar para [Orfeu], o que é parte do motivo pelo qual ele é, bem, talvez, um pouco delirante”, disse à imprensa.
Killian Scott como Orfeu
Casado com Riddy, Orfeu é uma estrela do rock. Ele tem um grande coração e um ego à altura. Quando sua vida é destruída, Orfeu tem uma escolha: aceitar as cartas que lhe foram dadas ou tentar desafiar a própria morte.
Nabhaan Rizwan como Dionísio
Dionísio é o filho favorito de Zeus e o centro de todas as festas. Sua mãe era mortal, mas quando Hera a transformou em uma abelha, Zeus fez de Dionísio um deus completo — o guardião do prazer, da loucura e do frenesi selvagem. Mas não se engane. Rizwan disse que Dionísio “não é só sobre o vinho e os bons momentos”. Quando Dionísio se vê entediado e cansado de ser tratado como uma criança, ele busca mais poder e respeito de sua família.
Misia Butler como Caeneus
Caeneus está morto há dez anos, vivendo uma vida inalterada e sem brilho no Submundo até o dia em que é inesperadamente promovido e conhece um estranho que mudará o curso de sua existência. “Através disso, ele se torna um grande herói”, disse Butler.
Na mitologia grega, Caeneus começou sua vida como uma mulher chamada Caenis, mas foi transformado em um homem por Poseidon em troca de favores sexuais. Como homem, Caeneus era invulnerável ao ataque, o que fez dele um herói mítico.
Daniel Lawrence Taylor como Theseus
Theseus, o lendário herói do labirinto do Minotauro, enfrenta uma nova ameaça: a prisão perpétua como uma estrela de reality show sem fim, administrado pelo Titã Helios. Cada semana traz um novo desafio mortal. Some os votos se quiserem que ele sobreviva!
Taylor é um grande fã de reality shows e acredita que KAOS faz justiça a eles. Ele disseque “queria que [Theseus] parecesse um herói de ação dos anos 80, mas no cenário de um reality show maluco. Essas duas coisas não deveriam se encaixar, mas, de alguma forma, funcionam.”