Guerreiros do Basquete se passa durante uma temporada na vida de jogadores de basquete de uma reserva indígena, e conta a história veloz de um time de azarões lutando pelo campeonato estadual.
Dirigido por Sydney Freeland (Drunktown’s Finest), que também escreveu o roteiro ao lado de Sterlin Harjo (Reservation Dogs), e produzido pelo próprio LeBron James, essa é uma história esportiva imperdível.
Para Freeland, que disse à Netflix ser uma “grande fã de basquete” e que “adora jogar” e competiu no ensino médio, Guerreiros do Basquete é uma história que ela e Harjo se comprometeram a contar “de dentro para fora”. Isso significou tirar proveito de suas próprias experiências crescendo e fazendo parte do esporte.
Freeland comentou: “Você tem essas pequenas arenas, mas elas estão lotadas de pessoas. Onde estávamos, não temos times profissionais. Não temos times universitários. Muito disso recai sobre o ensino médio; onde muitos desses times indígenas tiveram mais sucesso é no nível do ensino médio. Então, você tem essa grande participação e uma base de fãs fervorosa. Para nós, era como, ‘Ah, isso é o futebol americano do ensino médio no Oeste do Texas. Isso é Friday Night Lights, mas da perspectiva indígena.'”
Qual a história de Guerreiros do Basquete
No coração de Chuska, Novo México, os Chuska Warriors, um time de basquete do ensino médio com uma rica herança nativa americana, enfrentam seu maior desafio. Após a perda de seu principal jogador, o time precisa se unir como nunca antes para manter vivo o sonho de um campeonato estadual.
Isso é mais do que apenas um jogo; é uma jornada de resiliência e união, uma verdadeira história de superação profundamente enraizada na cultura e espírito nativo americano. Guerreiros do Basquete é inspirado no livro celebrado Canyon Dreams: A Basketball Season on the Navajo Reservation, de Michael Powell, e nos artigos do New York Times que deram origem à obra.
“Para nós,” disse Freeland, “este filme é um convite para ver um lado dos Estados Unidos — uma comunidade — que [todos] talvez não conheçam. Mas para mim, para essas crianças, para o elenco, para a equipe, isso é algo que vivemos e respiramos por toda a nossa vida.”
“Fizemos o nosso melhor para tentar capturar essa experiência na tela, na câmera, e queremos compartilhar isso com as pessoas”, Freeland continuou. “Esperamos que as pessoas assistam ao filme e saiam dizendo: ‘Uau, eu não sabia que isso existia.’ E esperamos que possamos expandir os horizontes das pessoas um pouco mais.”
Quem está no elenco de Guerreiros do Basquete?
O elenco de Guerreiros do Basquete inclui:
- Jessica Matten (Tribal)
- Julia Jones (The Mandalorian)
- Amber Midthunder (Prey)
- Kiowa Gordon (Dark Winds)
- Dallas Goldtooth (Reservation Dogs)
- Cody Lightning
- Ernest Tsosie
- Kauchani H. Bratt
- Devin Sampson Craig
- River Rayne Thomas
- Jojo Jackson
- Avery Hale
- Hunter Redhorse Arthur
- Henry Wilson Jr.
- Jaren K. Robledo
- Damian Castellane
- Kusem Goodwind
- Zoey Reyes
O processo de elenco foi uma tarefa enorme, com 5.000 inscrições para 10 papéis. Como Freeland disse sobre a seleção final: “Foi tudo sobre jovens quem sabem jogar, sabem atuar, têm vibração, têm química, e aí seguimos em frente.'”
“Esses jovens, eu estou impressionada,” ela disse. “Eles apareceram e brilharam da melhor maneira possível. Bem, a prova está lá na tela”, complementou Freeland em entrevista à imprensa.
Veja o trailer abaixo
Confira também: Cidade De Deus: A Luta Não Para, Episódio 6: A hora de estreia na Max e HBO
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter,instagram e também no Google News.