O documentário da Netflix “Apollo 13 Sobrevivendo no Espaço“, promete reviver um dos episódios mais icônicos e emocionantes da história das missões espaciais da NASA. O filme teve data de estreia no dia 5 de setembro e foi realizada pela produtora britânica Insight Film, exclusivamente para o catálogo da Netflix mundial.
Sobre o documentário Apollo 13 Sobrevivendo no Espaço
Com 96 minutos de duração, o documentário se propõe a contar, com base em imagens originais e entrevistas, a eletrizante história da Apollo 13 e os esforços para trazer de volta à Terra, em segurança, os astronautas James Lovell, Fred Haise e Jack Swigert. A missão, originalmente planejada para ser a terceira a levar humanos à Lua, teve seu curso drasticamente alterado após uma explosão destruir o módulo de serviço da nave, comprometendo o limitado suprimento de oxigênio.
“O que se desenrolou nos quatro dias seguintes foi uma missão de resgate como nenhuma outra; um drama de vida ou morte transmitido ao vivo para o mundo que assistia”, descreve a Insight Films em seu resumo do filme.
Diferente de produções anteriores, como o filme de 1995 dirigido por Ron Howard e estrelado por Tom Hanks, Apollo 13 Sobrevivendo no Espaço integra de maneira inovadora imagens e áudios de arquivo com entrevistas recentes feitas com a tripulação, suas famílias e membros do controle de solo. O documentário utiliza a mesma fonte de filmes em grande formato, inéditos, empregada no aclamado “Apollo 11” de 2018, e também inclui vídeos caseiros capturados pela família Lovell.
Mais detalhes do filme documentário
Os cineastas destacam que o objetivo é imergir o público no drama em desenvolvimento, seja a partir da espaçonave, do controle da missão ou das casas das famílias dos astronautas. “O que aconteceu foi uma das maiores histórias de sobrevivência da história humana. Um triunfo de engenhosidade, trabalho em equipe e resiliência humana enquanto o mundo assistia, esperava e prendia a respiração coletiva”, afirmaram.
Dirigido por Peter Middleton, conhecido por trabalhos como “Notes on Blindness” e “The Real Charlie Chaplin“, e editado por Otto Burnham, Apollo 13 Sobrevivendo no Espaço teve sua estreia mundial em março, no Copenhagen International Documentary Festival, e sua estreia na América do Norte em junho, no DC/DOX Film Festival, realizado nos Arquivos Nacionais em Washington.
O documentário já recebeu elogios significativos, incluindo do ex-historiador-chefe da NASA e curador do Smithsonian National Air and Space Museum, Roger Launius, que o descreveu como “de longe o melhor documentário sobre a Apollo 13 já feito”. Para o comandante da missão, James Lovell, o documentário capturou as emoções brutas e o triunfo da época, com a esperança de que a história continue a inspirar futuras gerações.
Veja o trailer abaixo:
Confira também: Slow Horses 4ª temporada: A data dos próximos episódios na Apple TV+
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.