O longa canadense A Menina do Mar, dirigido por Christian Sparkes, estreou em 2023 nos cinemas locais, como um drama e suspense ambientada em uma isolada vila de pescadores. A trama gira em torno de Isla, uma criança com poderes místicos, que ameaça a ordem social da comunidade, colocando os moradores em um conflito interno que quase os leva a uma guerra civil. O filme agora está no Max e figura entre os mais vistos da plataforma, logo após sua estreia por lá.
Conheça a trama de A Menina do Mar
A história de A Menina do Mar começa quando Isla é encontrada em um barco naufragado e adotada pelo prefeito da cidade, Bobby Bentham (interpretado por Clayne Crawford), e sua esposa Grace (Lara Jean Chorostecki).
A criança, que logo revela poderes de cura, torna-se central na vida da vila, garantindo desde a recuperação da saúde da mãe de Grace até a abundância de peixes nas águas locais, fortalecendo a posição de sua família na comunidade. No entanto, essa mesma dádiva desperta tensões e ciúmes, especialmente com Beau (Aden Young), o médico local cuja função se torna obsoleta.
Conforme a história se desenvolve, a aparente perfeição trazida por Isla começa a desmoronar. Quando uma tragédia envolvendo a morte de uma criança abala a vila, os poderes de Isla misteriosamente desaparecem, alimentando um racha na comunidade e levando a um cenário de desespero e desconfiança.
Quando um grupo de moradores, liderados por Faye (Frances Fisher), avó de Isla, tenta manipular a situação para garantir a sobrevivência da comunidade à medida que o inverno se aproxima, as tensões se intensificam e as autoridades do continente chegam à ilha, desencadeando um confronto que resulta em uma sequência de eventos trágicos e violentos.
Elenco de A Menina do Mar
O elenco principal do filme no Max é composto por Clayne Crawford, Lara Jean Chorostecki, Frances Fisher, Alix West Lefler, Aden Young, Cameron Nicoll, e Ryan McDonald, cujas performances foram amplamente elogiadas pela crítica.
A Maré Alta estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2023, sendo também exibido no Festival Internacional de Cinema de Busan. O filme conquistou prêmios de Melhor Filme e Melhor Edição no Festival Internacional de Cinema do Atlântico, em Halifax e agora está no catálogo do Max para distribuição mundial.
O que a crítica fala do filme
A crítica especializada destacou a direção de Sparkes e as poderosas performances do elenco. Jared Mobarak, do The Film Stage, elogiou o filme como “uma experiência hipnotizante”, enquanto Sheri Linden, do The Hollywood Reporter, ressaltou a estética rústica e o isolamento que permeia a narrativa.
Sempre é válido ressaltar que cada experiência é individual e você terá a própria opinião após assistir A Menina do Mar.