Todos os fãs de Fórmula 1 conhecem o nome Ayrton Senna. O piloto brasileiro é uma lenda do automobilismo, tricampeão mundial que tragicamente faleceu aos 34 anos na famosa Cura Tamburello, durante o GP de Imola, no dia 1º de maio de 1994. Agora, a vida de Senna será explorada na mais nova minissérie dramática da Netflix de mesmo nome.
A série de seis episódios abordará os altos e baixos da vida de Senna, com Gabriel Leone interpretando o papel principal. A produção incluirá seus primeiros passos no kart, sua rivalidade com o companheiro de equipe da McLaren, Alain Prost, e sua morte trágica no Grande Prêmio de San Marino.
Quem foi Ayrton Senna?
Ayrton Senna foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, nascido em 21 de março de 1960, em uma família rica brasileira. Ele deixou um irmão e uma irmã. Sua primeira experiência com carros de corrida foi aos quatro anos, quando seu pai construiu um carrinho usando um velho cortador de grama.
Senna cresceu assistindo Fórmula 1 e ganhou seu primeiro kart de verdade aos 10 anos, vencendo sua primeira corrida de kart aos 13.
Em 1981, mudou-se brevemente para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford 1600, mas retornou ao Brasil para trabalhar nos negócios da família no final da temporada. Depois, voltou à Inglaterra e competiu na Fórmula Ford 2000, progredindo para a Fórmula 3, onde venceu o campeonato. Em 1984, tornou-se piloto de Fórmula 1 pela Toleman e, em sua primeira temporada, ficou em segundo lugar no Grande Prêmio de Mônaco.
Em 1985, o piloto trocou de escuderia e foi para a Lotus, onde venceu dois Grandes Prêmios e terminando em quarto no campeonato. Em 1988, transferiu-se para a McLaren, onde conquistou seu primeiro campeonato no mesmo ano. Contudo, sua trajetória não foi isenta de conflitos, especialmente devido à sua rivalidade com Alain Prost, seu companheiro de equipe, que terminou em segundo no campeonato de 1989. A rivalidade era tão intensa que Prost foi para a Ferrari no ano seguinte, e os dois continuaram competindo fortemente pelos próximos anos. Senna venceu os campeonatos de 1990 e 1991, tornando-se tricampeão mundial.
Após a aposentadoria de Prost, Senna foi para à equipe Williams em 1994, mas morreu naquele mesmo ano, em um acidente no Grande Prêmio de San Marino, aos 34 anos.
Ayrton Senna era casado?
Pouca gente sabe, mas em 1981, Senna se casou com sua amiga de infância Lilian de Vasconcelos Souza, mas o casal se divorciou pouco tempo depois.
Posteriormente, Senna teve diversos relacionamentos notáveis, incluindo a apresentadora Xuxa, com quem namorou por vários anos. Na época de sua morte, Senna estava em um relacionamento com Adriane Galisteu.
A Netflix reduziu a participação de Adriane Galisteu na série para evitar conflitos familiares. Até hoje existem rusgas entre a apresentadora e a família do piloto, que datam da época de sua morte.
Como foi o acidente de Ayrton Senna?
No fim de semana de 1º de maio de 1994, ocorreu o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, Itália. Aquele estava sendo um fim de semana tenso e com diversos acidentes. Na sexta-feira, durante os treinos livres, o então jovem piloto brasileiro Rubens Barrichello perdeu o controle de seu carro e quase voou pela barreira de pneus próximo à reta dos boxes. Barrichello precisou ser resgatado pela equipe médica e não correu no domingo.
Porém, durante a classificação, o piloto austríaco Roland Ratzenberger acabou morrendo após a asa dianteira de seu carro quebrar e ficar presa, causando um acidente fatal e causando protestos dos pilotos para que o GP não acontecesse de fato.
Após a morte de Ratzenberger, Senna decidiu não participar do restante da classificação e foi persuadido a não correr no dia seguinte. No entanto, se recusou e disse sua famosa frase: “Eu não posso desistir, tenho que continuar.” O piloto planejava vencer a corrida e levantar a bandeira da Áustria como forma de homenagem a Roland, mas também de protesto por correr em situações críticas de segurança.
No dia seguinte, 1º de maio, Senna se encontrou com Prost, agora comentarista, e discutiram a possibilidade de trazer de volta a Associação de Pilotos da Fórmula 1, com foco na segurança dos pilotos. Senna se ofereceu para liderar a iniciativa.
A corrida começou, e logo na sétima volta, o piloto brasileiro saiu da pista e colidiu com o muro de concreto na curva Tamburello. A barra de suspensão de seu carro entrou pelo cockpit e atravessou o pescoço e cabeça. Senna ainda foi levado com sinais vitais para o Hospital Maggiore, próximo ao circuito, mas sua morte cerebral foi confirmada horas depois. Causando comoção mundial.
Após sua morte, o governo brasileiro decretou três dias de luto e organizou um funeral de estado. Muitos pilotos vieram para o Brasil e acompanharam seu caixão, incluindo seu maior rival, Alan Prost.
Veja o trailer da série
Confira também: The Flash: Mesmo após fracasso nos cinemas, filme é destaque no Prime Video (Confira detalhes!)
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.