O aclamado filme japonês Túmulo dos Vagalumes, dirigido por Isao Takahata, finalmente chega ao catálogo da Netflix aqui do Brasil. Lançado originalmente em 1988, o longa, considerado uma das grandes obras-primas da animação, ficou de fora da plataforma de streaming até agora devido a questões de direitos autorais envolvendo terceiros, mas agora chega para completar a grande variedade de filmes do Studio Ghibli na Netflix.
Qual a história de Túmulo dos Vagalumes?
Baseado no conto semibiográfico de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967, o filme narra a trágica história de dois irmãos, Seita e Setsuko, que lutam para sobreviver nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial.
Ambientada na cidade de Kobe, no Japão Imperial, a trama retrata a desoladora jornada dos irmãos após a morte da mãe em um bombardeio americano e a convocação do pai para a guerra. Sem opções, eles acabam morando em um abrigo na floresta, enfrentando fome, doenças e a falta de esperança, enquanto se distraem com a efêmera beleza das luzes dos vagalumes.
Longa completa o catálogo do Studio Ghibli na Netflix
Túmulo dos Vagalumes estreou no mesmo dia que Meu Amigo Totoro, de Hayao Miyazaki, outro sucesso do Studio Ghibli. No entanto, ao contrário de Totoro, que integra o catálogo da Netflix há alguns anos, Túmulo dos Vagalumes não foi incluído inicialmente no acordo de distribuição global do estúdio com a plataforma.
A razão está nos direitos autorais da editora Shinchosha, detentora da obra de Nosaka, que financiou a produção do filme de Takahata de maneira independente.
Essa peculiaridade fez com que Túmulo dos Vagalumes fosse a única produção do Studio Ghibli que não estava disponível no serviço de streaming até agora. No Brasil, a animação foi lançada em BluRay e DVD pela Versátil Home Video, sendo uma das versões legendadas mais procuradas pelos fãs.
Com uma direção artística primorosa, o filme é amplamente elogiado pela crítica pela sua abordagem sensível sobre os horrores da guerra e as perdas humanas e está entre os preferidos dos fãs do studio. A estreia na Netflix promete impulsionar ainda mais essa obra atemporal a uma nova geração de fãs, mantendo vivo o legado de Takahata e do Studio Ghibli.
Veja o trailer abaixo
Confira também: 3ª temporada de Heartstopper ganha trailer oficial
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.