7 filmes e séries sobre olimpíadas para assistir na Netflix

As Olimpíadas de Paris 2024 está entre nós e para entrar no clima olímpico dos jogos, nada melhor que mergulhar em produções que abraçam todos os tipos de esportes, em diferentes perspectivas.

Pensando nisso, separamos 7 filmes e séries sobre olimpíadas para curtir no catálogo da Netflix. São obras que falam de redenção, escândalos de super atletas, superação dos limites, gênios dos esportes. Veja abaixo:

- publicidade -

Confira 7 filmes e séries sobre as Olimpíadas na Netflix

O Time da Redenção é um dos filmes sobre olimpíadas que está no catálogo da Netflix
Divulgação

- publicidade -

O Time da Redenção

O Time da Redenção é um documentário que conta a jornada do time de basquete masculino dos EUA rumo ao ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Após o fiasco nas Olimpíadas de Atenas em 2004, o time buscava a redenção e partiu para a briga pelo ouro nos Jogos de Pequim.

- publicidade -

Com imagens e conteúdo de bastidores olímpicos inéditos, o documentário dirigido por Jon Weinbach mostra um retrato da formação da equipe e traz depoimentos esclarecedores de atletas e técnicos, como Dwyane Wade, LeBron James e Mike Krzyzewski. Eles relatam como o time da redenção estabeleceu um marco para o basquete norte-americano a partir das Olimpíadas de 2008.

Divulgação

O Retorno de Simone Biles

O Retorno de Simone Biles é uma série documental na Netflix que acompanha a jornada da atleta de ginástica artística, Simone Biles, para voltar à equipe olímpica após se retirar da competição por questões de saúde mental.

A série mostra a rotina de treinamentos de Simone e também traz depoimentos da medalhista olímpica sobre a trajetória profissional e pessoal dela depois de desistir da competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio para cuidar de sua saúde mental. Ela aborda os problemas que limitaram sua ginástica nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e como ela os superou para chegar mais saudável e feliz com a sua ginástica nas Olimpíadas de Paris 2024.

Com entrevistas exclusivas e acesso inédito aos bastidores de sua preparação para Paris 2024, a minissérie documental fala sobre a procura do equilíbrio entre a determinação pela medalha mais importante do esporte e o autocuidado.

Divulgação

As Nadadoras

As Nadadoras é um filme de drama biográfico que apresenta a história real e emocionante das irmãs nadadoras Yusra e Sara Mardinij. Elas foram treinadas pelo pai, Ezzat, que sonhava em vê-las alcançar mais do que o país permitia.

A trama segue a jornada quase milagrosa das irmãs, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. Em 2015, a guerra civil invadiu suas vidas a tal ponto que se mudar para a Europa era a única opção viável. As duas irmãs adolescentes foram forçadas a uma perigosa viagem a Berlim com seu primo aspirante a DJ, Nizar. Para chegar à ilha de Lesbos, na Grécia, as irmãs viveram os horrores de refugiados e exilados.

O filme dirigido por Sally El Hosaini acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas.

Divulgação

Sprint

Sprint é uma série documental que acompanha atletas de diversos países enquanto se preparam para enfrentar o Campeonato Mundial de Atletismo 2023 e as Olimpíadas de 2024. A produção oferece uma visão sem precedentes dos intensos preparativos e revela o alto risco e a força mental exigida desses corredores, cujo futuro profissional pode ser decidido em frações de segundo.

A série documental leva os espectadores para dentro do mundo dos corredores de elite, mostrando os esforços sobre-humanos e os sacrifícios que esses atletas fazem para atingir a perfeição. Ela conta a verdade e todos os detalhes sobre a prova nobre do atletismo: os 100 metros rasos.

Os melhores atletas do atletismo mundial dão depoimentos exclusivos sobre os altos e baixos de suas carreiras no esporte, a competitividade entre colegas e rivais, a pressão própria e externa e suas metas. A primeira temporada traz um elenco impressionante, incluindo estrelas como Sha’Carri Richardson, Noah Lyles e Shericka Jackson.

Divulgação

Pódio Para Todos

Pódio Para Todos é um documentário que conta a história extraordinária dos Jogos Paralímpicos. A produção mostra como os Jogos Paralímpicos evoluíram dos escombros da Segunda Guerra Mundial para se tornar o terceiro maior evento esportivo do planeta. O documentário aborda como as Paralimpíadas deram início a um movimento global que continua mudando a perspectiva da sociedade sobre deficiência, diversidade e potencial humano.

O filme traz uma série de entrevistas com nove atletas paraolímpicos de países distintos. Ele procura estabelecer os atletas como os heróis da vida real, levando o público a conhecer a fundo suas origens.

Além disso, o documentário mostra como a deficiência levou esses atletas ao esporte e como o esporte transformou suas vidas e das pessoas ao seu redor. Em diversos aspectos, “Pódio Para Todos” serve de inspiração e motivação, mostrando que mesmo com nossas limitações e dificuldades, podemos chegar a qualquer lugar, basta lutar e não desistir.

O documentário também apresenta a história do surgimento do movimento de inclusão das pessoas com deficiência no esporte, e o sonho dos atletas de participar dos Jogos Rio 2016. Através dos relatos de Eva Loeffler, conhecemos a história de seu pai, Ludwig Guttmann, um neurologista alemão que criou os Jogos Paralímpicos, e que foi um dos pioneiros no uso do esporte para reabilitação física de deficientes.

Divulgação

Eu, Tonya

“Eu, Tonya” é um filme biográfico que gira em torno da vida da patinadora artística Tonya Harding e sua ligação ao ataque à sua rival Nancy Kerrigan ocorrido em 1994. O filme é baseado em entrevistas “contraditórias” e “verdadeiras” com Tonya Harding e seu ex-marido, Jeff Gillooly, sugerindo que eles são narradores não confiáveis.

A trama revisita as memórias de infância de Tonya, quando sua mãe pagava pelas aulas de patinação, mas a abusava física e psicologicamente. O trauma, que a acompanhou durante toda a vida, também se fez presente no turbulento casamento com Gillooly.

O filme traz um olhar irônico sobre os bastidores da turbulenta carreira da patinadora artística Tonya Harding. Ele mostra a visão, às vezes, absurda, trágica e hilária de uma mulher no centro do maior escândalo na história do esporte nos Estados Unidos.

“Eu, Tonya” foi dirigido por Craig Gillespie e estrelado por Margot Robbie, que interpreta Tonya Harding.

Divulgação

Atleta A

“Atleta A” é um documentário que relata o encobrimento de abusos sexuais cometidos por Larry Nassar, médico da equipe nacional de ginástica dos EUA, e também por outros treinadores da equipe. O filme se baseia em depoimentos de repórteres que evidenciaram a história sobre esses abusos, além de depoimentos de grandes ginastas, como Maggie Nichols.

O documentário mergulha no descaso em torno dessas jovens, a falta de apoio e o papel crucial nos depoimentos dados pelas vítimas. Ele mostra a importância e a necessidade de falar, mas acima de tudo, de ser ouvida.

“Atleta A” é uma produção necessária que sabe contar a história com respeito e presença narrativa, sem se sobrepôr às histórias. Ele alerta o espectador sobre a necessidade de ouvir vítimas de assédio e, acima de tudo, desconfiar.

O filme foi dirigido por Bonni Cohen e Jon Shenk.

Confira também: House of The Dragon 2ª temporada: Saiba quando e que horas o episódio 7 estreia na Max

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Multiverso Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Postagens relacionadas
Felipe Hoffmann
Felipe Hoffmann
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFES, possui especialização em Marketing Digital pela Universidade de Chicago e há 8 anos é colunista de cinema da Radio Band News FM ES e TV Capixaba.
Mais lidos
- publicidade -